Com design inovador, muita tecnologia e criatividade, os superiates sempre carregam características surpreendentes a cada nova unidade produzida. Confira os 15 maiores em construção atualmente.
O Projeto Luminance é um Lürssen de aparência poderosa com um arco clássico e uma superestrutura alta e profunda. Seu exterior bicolor em azul marinho e prata, com dois helipontos e uma grande piscina infinita, é obra da Espen Oeino e marca a 30ª colaboração do designer com o estaleiro. O design de interiores ficou por conta de François Zuretti, mas os detalhes ainda são muito bem guardados. A entrega está prevista para 2023.
Outro grande projeto da Lürssen, o codinome Projeto Alibaba, saiu do galpão de construção em duas partes em maio de 2022, mas pouco se sabe sobre este projeto indescritível.
O Projeto JAG, encomendado por um cliente recorrente para substituir seu superiate de 96m, é o terceiro Lürssen do proprietário. Nuvolari Lenard deu a este grande barco uma estrutura futurística de mastro alado e uma longa proa pontiaguda com o que parece ser uma espécie de passarela de gurupés. Ele pode acomodar 20 pessoas em 11 cabines e oferece vagas para uma tripulação de 40 pessoas.
Anunciado em setembro de 2020, o superiate Amels Project Signature de 120 metros, projetado pelo designer de superiates Espen Oeino, marca a segunda colaboração personalizada entre o estúdio e o estaleiro holandês. Descrito como um navio 'único e poderoso', o Project Signature será um 'superiate ecológico' com motores diesel-elétricos e propulsão Azipod com gerenciamento superlativo de ruído e vibração. O projeto Signature tem entrega prevista para 2025.
Em outubro de 2021, o estaleiro alemão Abeking & Rasmussen anunciou a assinatura de um contrato para construir um superiate de 120m. Abeking 6514 será o maior projeto do estaleiro desde o comissionamento do projeto 6507 de 118m, ainda em construção.
O futuro carro-chefe da Feadship foi visto pela primeira vez quando saiu de seu galpão em abril de 2022. Chamado de Feadship 821, o projeto é considerado o maior iate construído pelo estaleiro holandês até hoje, superando o Anna de 110 metros e o recém-lançado Projeto 1010. A previsão de conclusão é para 2024.
O iate de 4.999 GT é um marco importante para a Feadship, tornando-se o lançamento mais longo até o momento. Seu design pensado pela Espen Oeino, possui linhas fluidas, além de um casco azul-escuro , superestrutura branca inclinada e um deck de observação 'bolha' exclusivo com vidro curvo do chão ao teto escondido abaixo do mastro.
Estabelecendo um novo recorde de tamanho para uma construção da Abeking & Rasmussen, este projeto foi mantido em segredo. Pensado para os mais aventureiros, ele conta com espaço para barcos, toys náuticos e até mesmo um submarino, além de oferecer um Neptune Lounge, onde os hóspedes podem relaxar e jantar.
O Projeto Cosmos é outra megaconstrução do estaleiro alemão Lürssen, e foi visto pela primeira vez em março de 2023. Encomendado por um proprietário japonês em 2020, o superiate tem perfil de estilo explorador, com uma sala de observação de vidro e piscina. Seu exterior é obra do designer australiano Marc Newson, cujas obras incluem o Solaris de 139,7 metros.
Construído por Freire, estaleiro galego com grande experiência em robustos navios oceânicas de pesca e pesquisa, o NB-724 é considerado um iate de expedição. Marin Teknikk, cujo trabalho incluiu os exploradores Kleven, Andrômeda e Ulysses, foi responsável pela arquitetura, enquanto o design interior e exterior foi feito por Bannenberg & Rowell. Dickie Bannenberg relata que a embarcação terá uma tonelada bruta de 6.950 GT com exterior robusto e funcional, assim como interior 100% projetado pela B&R. A embarcação é o maior iate privado construído na Espanha.
Oceanco Y722 e Oceanco Y723 são dois projetos misteriosos do estaleiro holandês. O primeiro dos dois superiates de 111 metros foi avistado em maio de 2022, quando a seção de popa da embarcação foi realocada em um novo galpão. Uma vez entregues, esses projetos serão a terceira maior entrega conjunta da Oceanco depois de Koru e Infinity.
Quando foi apresentado no estaleiro Lürssen em Wolgast no verão passado, ficou claro que o Projeto Icecap estava se transformando em um iate de expedição bastante interessante. Com uma proa estilo machado e superestrutura dianteira, o iate promete navegar com segurança pelos mares, oferecendo grande capacidade de carga no convés aberto de popa. Um casco de gelo, heli-hangar e sala de observação dianteira também fazem parte das especificações.
O Projeto Y1050 de 105m de comprimento, também conhecido como H, está em fase de conclusão após uma reforma completa em seu estaleiro doméstico. Em um comunicado, a marca classificou a reconstrução do 1050H como a primeira de seu tipo, e um porta-voz da O Jardim afirmou que esta é a primeira vez que um superiate foi recriado para enfrentar o futuro como uma embarcação totalmente nova e contemporânea, mas outros detalhes da construção não foram divulgados.
A Lürssen revelou os primeiros detalhes do projeto 103m JASSJ no Monaco Yacht Show 2021. Projetado por dentro e por fora pela RWD, ele abrigará 22 hóspedes em 11 cabines e deve contar com um clube de praia 'líder do setor'.
O terceiro Feadship a fazer parte da lista de maiores iates em construção é um projeto de 103m com entrega prevista para 2024. O iate, visto pela última vez a caminho do estaleiro Feadship em Makkum, foi projetado pela Sinot Exclusive Yacht Design, tarzendo linhas limpas e um arco vertical.